Sociedade Recreativa Penalvense
A Sociedade Recreativa Penalvense foi fundada em 01 de Janeiro de 1937.
A sua sede, que ao longo dos anos tem sofrido algumas ampliações, alterações e benefícios, encontra-se implantada num parque deslumbrante à beira do rio Alva, sendo o ponto de encontro da maioria dos Penalvenses, tanto para se divertirem e confraternizarem, como para gozarem do sossego natural.
É neste recinto que a Sociedade Recreativa Penalvense realiza todos os anos, no primeiro fim de semana de Agosto, as tradicionais "Festas do Rio".
Faz parte da Sociedade Recreativa, a célebre Tuna Recreativa Penalvense que na sua já longa existência (fundada também em 1937) ganhou justificada fama pelo elevado nível artístico dos seus executantes, mantendo, em média, mais de vinte executantes e um variado naipe de instrumentos: bajo-bandola, bandolins, violas, violino e baixo; o Rancho Folclórico "Flor do Alva", presentemente inactivo, também pertencia à Sociedade Recreativa e era composto pela classe Adulta (fundada em 1948) e a classe Infantil (fundada em 1987).
Tal como a Tuna, também os Ranchos deram o seu contributo para valorizar e projectar o nome da sua terra em toda a região continental e, nomeadamente, nas Beiras.
Festas e Festividades
Matança do porco - Domingo e Terça-Feira de Carnaval
Festas de S.Pedro
Festas de S.Tomé - Julho
Festa do Rio - 1º fim de semana de Agosto
Festa de Nª Srª da Conceição - 08 de Dezembro
Passeio Pedestre - Agosto